Quinta-feira, Setembro 19 2024

No ano letivo de 2024/2024 e após algumas reuniões de preparação prévia, a Quercus lançou em parceria com a Jerónimo Martins, o projeto-piloto “Escolas Amigas dos Polinizadores”, que tem como objetivo principal a sensibilização da comunidade escolar para a importância dos polinizadores, em linha com a campanha SOS Polinizadores que a Quercus desenvolve desde 2014.

O apoio e articulação com os municípios foi muito importante para a execução deste projeto, que começou em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente a equipa da Divisão de Gestão do Parque Florestal de Monsanto e de Sensibilização Ambiental. Este município alavancou o projeto em articulação com o seu programa “Horta na Escola”, o qual está presente numa rede de escolas, que foram integradas na Rede de Escolas Amigas dos Polinizadores.

Após o seu lançamento, o projeto seguiu para mais três municípios no passado ano letivo: Leiria, Portalegre e Barreiro. Cada escola, ao entrar na rede, recebeu uma ação de sensibilização sobre a importância dos polinizadores (que incluiu uma parte teórica em sala e uma parte prática no exterior, com a criação de um corredor silvestre para polinizadores) e uma placa sinalética que identificou a escola como parte das Escolas Amigas dos Polinizadores. Os corredores silvestres, após a sua criação, foram cuidados pela comunidade escolar para atrair insetos polinizadores. Cada escola foi encorajada a participar no passatempo que a Quercus dinamizou entre abril e maio de 2024, de construção de hotéis para insetos.

Em 2023/2024, 18 escolas aderiram à Rede de Escolas Amigas dos Polinizadores, das quais 9 em Lisboa, 6 em Leiria, 1 em Portalegre e 2 no Barreiro, envolvendo mais de mil alunos de vários níveis de ensino, desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário e adaptando as sessões às idades dos alunos.

No final do ano letivo 2023/2024 houve ainda um seminário da Rede de Escolas Amigas dos Polinizadores, em que foram anunciados os vencedores do passatempo de construção de hotéis para insetos e partilhados os resultados do projeto em diferentes escolas, incluindo ainda palestras e debates. O seminário decorreu em formato híbrido na Escola Básica José Régio em Portalegre e contou com a participação da Jerónimo Martins, da Câmara Municipal de Lisboa e outras entidades.

Saiba mais sobre as escolas que fazem parte da Rede de Escolas Amigas dos Polinizadores carregando nos botões em baixo, por região:

Anterior

Monitorização de insetos polinizadores

Seguinte

Esta é a história mais recente.

Veja Também