Quinta-feira, Fevereiro 22 2024

As plantas com flor podem estar a “desistir” dos insetos para se reproduzirem! A razão? O declínio das populações destes animais!

Segundo o artigo publicado na revista ‘New Phytologist’, os investigadores afirmam que a violeta-dos-campos (espécie-alvo do estudo) “Está a evoluir para a autopolinização, onde cada planta se reproduz consigo mesma, o que funciona a curto prazo, mas pode muito bem limitar a sua capacidade de adaptação a futuras mudanças ambientais.”

Os investigadores alertam ainda “Os nossos resultados mostram que os efeitos do declínio dos polinizadores não são facilmente reversíveis, porque as plantas já começaram a mudar. Portanto, são urgentes medidas de conservação para travar e reverter o declínio dos polinizadores.”

Outros artigos de interesse:

https://greensavers.sapo.pt/plantas-com-flor-podem-estar-a-recorrer-a-auto-polinizacao-para-compensar-falta-de-insetos/?fbclid=IwAR0GZk9I6_FezF_0g1CZPK6q4UOGe8ZRFk8eG96Yn8-0hKU5KzkUgUiem6s

https://www.theguardian.com/environment/2023/dec/20/flowers-giving-up-on-scarce-insects-and-evolving-to-self-pollinate-say-scientists?fbclid=IwAR3Fv9Rm6FXZV0SJh3cE6vuuImgPw_p2sm11tg3OAEA16tddi3bFOhekVWg

Anterior

Polinização, ameaças e boas práticas

Seguinte

curso de apicultura 2024

Veja Também