Sábado, Maio 25 2024

Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

Para assinalar esta data emblemática, a Quercus, através do projeto SOS Polinizadores, participou nas atividades promovidas pelo CEA – Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro, com o apoio das Juntas de Freguesia, que resultaram numa mega ação de sensibilização sobre Polinizadores junto dos 4 mil alunos do ensino básico e pré-escolar da rede pública do Barreiro.

Divididos por 24 escolas e agrupados em 179 turmas, estes alunos receberam, nas respetivas salas de aula, dentro de um envelope, sementes de flores autóctones para semear e florir varandas e quintais um pouco por todo o Barreiro.

Foram distribuídos 16kg de sementes, que para além de encherem de vida e cor as ruas do concelho, serão uma importante fonte de néctar e pólen para os Polinizadores.

Pequenos no tamanho mas enormes na importância para os ecossistemas terrestres, os polinizadores – abelha, vespa, escaravelho, mosca ou borboleta, por exemplo – estão ameaçados pela perda de habitats em resultado da agricultura intensiva, rápida urbanização dos territórios e alterações climáticas, designadamente.

A responsabilidade de inverter, já hoje, esta tendência, está literalmente nas nossas mãos.

Anterior

Chegou aos EUA a primeira vacina mundial para abelhas melíferas

Seguinte

Quem são os polinizadores?

Veja Também